sábado, 18 de dezembro de 2010

UM PEQUENO CONTO

Por quê os Sinos da  Igreja tocam?


1.Papai, papai, por quê os sinos tocam no alto da Igreja?

- Oque os fazem tocar?

Sente se aqui meu filho, o amor. É o que os fazem tocar. Vou-lhe contar uma pequenina história:

Era uma uma familia portuguesa recém- chegados ao brasil. Logo souberam que em uma pequenina cidade conhecida pelo nome de “Cidade da Alegria” , era pequenina, mas seu povo era de um imenso coração, amigos e onde todos viviam alegres.ali o jovem casal Pedrinho e Ana, encontram nesta cidade a paz que tanto almejavam.

Compraram um pequeno sítio e logo o chamaram de “Síto da Alegria”, havia muitos animais ali, aves de todas as cores e raças. Até mesmo uma velha e sábia raposa, que sempre vinha em seu quintal conversar com Dona Ana. Eram super amigas, sempre este síto recebia amigos e convidados ilustres; Dona pata, Dona Raposa, Senhora Vaca, Doutor Cavalo, saci, o curupira, tambem marcavam a presença.



Pedrinho e Dona ana tinha amizade de todos os bichos da floresta e também da cidade, sempre recebiam a visita de algumas pessoas engraçadas da cidade como o Rato Caiano, a Colega, o Feinho, a Tiana, e muitos outros, com causos e histórias magníficas de lendas da cidade da alegria, e Pedrinho e Ana ficaram conhecendo a Velha história dos Sinos da Velha Igreja da Cidade.

Segundo a Lenda diz, que a muitos e muitos anos atrás, um casal em sua humilde casinha, sua esposa acabara de dar a luz ao seu quinto filho, resolveram chama-lo de Davi. “O pai segurou a pequena criança e disse que arrumaria para o pequeno Davi um padrinho, nem que fosse o Diabo”.

Mal terminou de falar, alguém batia na porta. Era um senhor de aparencia forte, com um olhar penetrante, bem vestido, parecia muito rico, sua carruagem tinha cinco lindos cavalos, cada um de uma cor. O pai da criança o perguntou se ele queria algo. Ele respondeu que sim, que soubera que naquela humilde casa, um pai com dificuldades financeiras, gostaria que o filho não tivesse a mesma sorte dos irmãos. Mas sim um padrinho rico, que cuidasse da criança com carinho, ate os pais melhorarem de vida.

Os pais da criança ficaram felizes, mal dissera e aparecera uma oportunidade dessas. Embrulharam a criança, despediram dela com um beijo, e os dois entraram na carruagem, rumo sabe lá Deus aonde ia para o pequeno e frágil Davi. Neste instante, ouvem- se um forte risada vindo da carruagem, dizendo: “0 Diabo cuidará bem de seu Filho”. A alegria dos pais, agora em desespero, o que foi que eu fiz? Disse o pai. Aquela noite ele ficou aguniado, triste. E fez uma promessa com os joelhos no chão mais a sua esposa, “que se o menino voltasse, ele cuidaria de ser um bom cristão, firme nos caminhos da igreja, e cada vez que uma cirança nascesse na cidade, ele mesmo se encarregaria de tocar todas as noite os sinos da igreja da Praça. E que nunca mais entregaria seus filhos nas mãos de outros para adotarem.”

Enquanto isso, Davi chegara ao reino do Diabo, era um castelo imenso, de terras sombrias, e que por mais que alguém andasse, jamais chegava ao fim. Havia um rio que cortava as terras, um rio de aguas serenas, que não fazima barulhos, não havia vida nele. A noite só se ouviam choros vindo de suas aguas.



2• Reino Sombrio e medonho

Nestas terras não se ouviam o cantar dos pássaros, tudo era triste, o menino fora criado por uma velha , o diabo sempre saia em missões que muitas das vezes passava meses sem aparecer no castelo. Mas quando aparecia, queria saber como ia o menino.

E os anos foram passando... passando... Davi então cresceu, agora com doze anos ele que ajudava a cuidar da velhinha e do castelo. Ela sempre contava a história de como ele fora encontrado, e em qual cidade morava bem distante seus pobres pais. Era seu sonho conhecê-los, mas como sair? O reino parecia não ter fim, andava, andava, e quanto mais andava, longe estava de sair do reino. Um dia o Diabo, disse ao jovem que iria sair em uma missão e que ele cuidasse do castelo para ele. Deu – o as chaves dos quartos do castelo, e disse a ele que jamais abrisse os seis quartos da torre do castelo. Pois, se ele o fizesse, estaria morto, ele próprio o mataria, juntamente com a velhinha se caso ele desobedecesse sua ordem.

Pois delas dependiam todo seu reino.



E logo partiu-se em retirada pelo reino sem fim do castelo.

Davi perguntara a velhinha o que havia de tão especial nesses quartos do castelo? Ela infelizmente, disse a ele “que não poderia lhe dizer nada, pois seria punida. Mas ele próprio iria descobrir e fazer sua própria escolha”. Davi, não entendeu, esse enignma, mas os dias foram passando, e a voz de abrir os quartos, falava cada vez mais alto em sua mente, e as palavras da velhinha também vinham com a idéia de abrir as portas, mas o medo era grande de algo ruim acontecer não só a ele, mas tambem a esta velha senhora que aprendera a amar.


3• As Seis Portas- A curiosidade fala mais alto

Davi, pensava que segundo a idosa senhora, seu futuro e o dela e de ver sua familia, agora estava em suas mãos. Davi decide subir a torre do castelo com as chaves nas mãos. Ao aproximar do primeiro quarto, não ouviu nenhum som saindo dele. Procurou a chave e o abriu. Para sua surpresa la estava um cavalo lindo azul comendo carne, ficou espantado, quando o cavalo falou com ele com uma voz forte:

- “aproxime-se rapaz! Ajude-me libertando me da maldição! Como poderei ajudar? Perguntou o pequeno Davi;

-“você pode ir nos outros quartos e abri-los, basta concertar o que há de errado para você em sua visão”respondeu o cavalo.

Davi foi ao segundo, e encontrou um cavalo preto que lhe disse o mesmo enignma, e assim o terceiro cavalo amarelo, o quarto russo queimado, e o quinto malhado....





4• O Sexto quarto – um Leão

Quando Davi abriu o sexto quarto, para seu espanto, era um leão grande e forte comendo capim, mas não disse nada, e não falou com ele, e nem se quer olhara em seus olhos. Davi então perguntou: o que pode estar errado em minha visão nestas cenas? Pensou por um instante. Logo disse consigo:

“o errado é que os cavalos comem carne, e o leão capim, vou inverter, capim para os cavalos e carne para o leão.!”

Foi em cada quarto e trocou os coxos com carne e pegou os de capim e levou para os cavalos. Quando acabou de colocar a carne para o leão.

O leão deu um forte rugido e virou uma imensa bola de fogo e foi em direção ao horizonte. E o castelo sumiu, e cada cavalo se transformaram em principes jovens e belos, com suas vestes reais em inponentes cavalos brancos. A velha senhora era uma princesa, esposa de um desses principes que fora rapitada também e levada para o reino da solidão junto com seu esposo. E ambos foram transformados por um feitiço.

5• Final glorioso

“Voce nos libertou da terrivel maldição. Somos gratos a você nossos reinos estão alem do horizonte. Faz dez anos que não voltamos, nossos pais devem estar preocupados.

Mas primeiro levaremos você a sua familia. Gaia o Príncipe dos príncipes, o acompanhará ate sua casa.” Mas quanto ao Diabo, perguntou davi: “não se preocupe, ele estava fora de seu reino quando a maldição fora quebrada. Ficando perdido no tempo e no espaço, e jamais o encontrará. Visto que você não só abriu os quartos, como também quebrou a maldição e não ficastes com medo do leão. Adeus jovem, felicidades a voce” a princesa também despediu do menino e disse que ele haveria de vê-los novamente.



6• Encontro com a familia

Seu pai todos os dia subia no alto da torre da igreja, ao romper do dia para ver se seu filho voltaria. De la suplicava aos céus que acabasse com sua tristeza e de sua familia.

Até que numa tarde ao ver de longe um jovem vindo com um cavaleiro, sentiu-se o desejo de ir ao encontro deles. Talvez tinha alguma noticias de uma criança que fora levada pelo diabo.

Ao aproximar-se do cavaleiro e do menino: para seu espanto, o jovem cavaleiro lhe saudou e lhe disse:

Paz seja contigo, agora chegara o fim das suas amarguras! Seu filho esta de volta. Leve-o para casa. E também estas moedas de ouro para o bem de sua familia. E nunca mais repita tal mal em sua vida. E cumpra a sua promessa” o menino com os olhos cheios de agua corre para os braços do pai, que o recebe e o pede perdão. Mas ele tinha medo era de seu filho morrer por falta de comida. Por isso naquele desespero acabou entregando seu filho ao Diabo, ou melhor a um estranho.

O cavaleiro seguiu-se rumo ao oriente, e nunca mais foi visto.

Ao chegar em casa Davi ficou conhecendo seus irmãos e sua tao adorável mãe que mal dormira durante doze anos lembrando do filho que nunca mais o vira.

Depois disso na casa de davi chegou uma comitiva de um reino distante trazendo para ele e sua familia grandes riquezas, que agora sua familia era rica e poderia ajudar a outros tambem. E desde aquele dia os sinos na velha igreja, que agora fora reformada pelo pai de Davi, nunca mais parou de tocar e ate hoje na cidade da alegria, eles tocam sozinhos todas as noite que nasce alguma criança.

E a cidade fora ajudada de tal forma por aquela familia, que até hoje as pessoas são felizes e não há nescessitados nela, visto que a herança ganhada por cada um fora passando de geração a geração.




                                                                                                                Copyright©júlioribeirocortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado para o Poeta: